sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Retrospectiva



O ano de 2011 foi o que chamam por aí de mudança radical, com mais curvas que descida de serra. Não foi um ano que posso chamar de O Ano da Minha Vida, mas com certeza ele chegou chegando, tipo fanfarra em 7 de Setembro.

Comecei 2011 com um fôlego novo, abarrotada de incertezas quanto a tudo. Vale a pena voltar? Vale à pena arriscar e jogar tudo pro alto? O que vai acontecer? As perguntas eram tantas que se misturavam com os fios da minha cabeça.

Troquei a cidade das oportunidades pela pequena e previsível Catanduva. Deixei a Av. Paulista e seus deliciosos cafés, o Ibirapuera, os teatros, o trânsito infernal, os amigos e a correria que tomou conta da minha vida e que com absoluta certeza, sinto falta. Mas também ganhei o que é mais valioso na pós-modernidade: tempo.

Tempo pra pensar, tempo pra arriscar, tempo pra mudar, tempo pra viajar, tempo pra namorar...

O ano virou e eu precisava virar com ele. Ou melhor, se virar com ele.

Voltei pra casa dos meus pais, depois de 9 anos morando sozinha, e adaptar-se de novo, acredite, não é lá uma das melhores experiências. Embora sejam muito compreensivos, nunca é como foi. E quem já passou por isso, sabe o que quero dizer.

2011 também trouxe muitas surpresas... Depois de várias saidinhas, conversas e aquele clima no ar, comecei a namorar. Vivi um ano maravilhoso, experiências que até então nunca tinha experimentado. Ganhei flores, jantarzinho romântico, presentes. Conheci um universo que era distante pra mim. O do afeto verdadeiro, da preocupação recíproca, do olhar no olho, do cuidado, do carinho e respeito. Aprendi que compartilhar traz sim felicidade, e que ser individualista, no fim das contas, é ser sozinho. Meus finais de semana tornaram-se agitados, minhas semanas cheias de saudade, e meus feriados sempre contados na folhinha.

Cuidar da auto-estima é sempre válido. Entre umas leituras curiosas pela internet, algumas pesquisas no Google, resolvi que queria mudar. Marquei uma consulta, perguntei, perguntei de novo, e fiz mais algumas perguntinhas pra então, fazer aquela blusinha ganhar um pouco mais de volume.

Também aposentei todos os potinhos, soluções fisiológicas e as terríveis lentes de contato que volta e meia causavam vermelhidão, coceira e secura nos meus enormes olhos. The End 5 graus de miopia.

Profissionalmente, enfrentei e tenho enfrentado o maior desafio da minha vida: construir uma carreira. Montei meu próprio consultório, junto com minha irmã também dentista, e descobri na pele o que é chamado: mercado de trabalho saturado. A luta pela conquista de cada paciente, pelo pagamento das contas, pela responsabilidade profissional. A ansiedade que tudo isso traz. O quão difícil é tornar-se independente.

Mesmo em meio à dificuldade da profissão, a vontade é maior. Comecei minha especialização em Implantodontia na USP, o que tem me trazido muitas alegrias. Encontrei-me nesse curso. Tenho me realizado a cada clínica, a cada aula assistida. Tenho certeza que é isso que quero fazer, e fazer com excelência.

O curso me trouxe mais que conhecimento, também me trouxe amigos. Conheci pessoas incríveis e que espero levar comigo. Dividimos experiências profissionais, os mesmos medos e ansiedades, mas também compartilhamos muitas risadas, saidinhas de quinta, churrascos. Estava realmente precisando disso.

Espiritualmente, com certeza, foi o ano mais difícil pra mim. Sei que ganhei muitas bênçãos sem merecer, e sou muito grata a Deus por tudo. Tudo mesmo. Cada amizade nova e antiga, cada momento, cada resina do consultório, cada conta paga, cada dia vivido, cada noite dormida. Mas sei que não fui uma filha obediente, não me dediquei a aprender mais sobre Ele, não dediquei o meu tempo a mais pra estar com Ele. Percebi que é bem verdade que nas nossas maiores alegrias, muitas vezes nos esquecemos de quem nos possibilita viver cada uma delas. Mas esse próximo ano será diferente. Vou me esforçar para que seja assim.

Pois é, 2011 já se foi, e voou. Começo a ter certeza que os anos tem se encurtado e cada dia tem que ser muito bem aproveitado, antes que quem a gente ame não esteja mais por perto.

Não vou fazer mil promessas de ano novo, porque elas acabam logo depois dos fogos de artifício. Só quero agradecer por todos aqueles que estiveram presentes na minha vida esse ano. Minha família, pelo apoio incondicional, vocês são minha maior segurança, não teria conseguido nada sem vocês; meus amigos de muito longe, de longe e de perto, com vocês a vida tem muito mais graça, estou sempre com saudades, vocês são muito importantes para mim, cada um a seu modo; meu namorado, obrigado amor, por sempre me ouvir e pela cumplicidade, esse ano foi ótimo pra gente; e a todas as outras pessoas que de alguma forma são importantes na minha vida. Amo vocês.

Desejo a quem ler esse texto que 2012, você faça tudo aquilo que sua mente preguiçosa diz: “ahh, depois eu faço.”

Com carinho,

Annie

3 comentários:

Unknown disse...

Lindooooooooo Aniseka

L. Aguinaldo disse...

Como não poderia deixar de ser... Perfeito!
É o ano de 2011 foi e 2012 será, e estamos no meio, percebendo tudo o que passou, o que Deus colocou na nossa vida e agradecendo mesmo que não tenhamos merecido tanto.
Foi uma leitura incrível Annie...
Muuuuuuuuuuuito obrigado!

MAestro

Anônimo disse...

Ano ruim?ou, não "O ANO"?não vi nada disso não, só muitas experiencias,aprendizados, histórias..E que o ano de 2012 vc possa ter muito mais de tudo isso!!Cada dia tenho certeza que valeu a pena demais,então vamos aproveita-los mesmo que não sejam como esperamos!Que vc tenha dias maravilhosos,cheios de saúde nesse novo ano!!Amo muito vc Annika,beijos enorme de grande Kathi.SAUDADINHA