segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sutil




É verdade que gosto de muita coisa sim, acho que até mais que a extensão dos meus bolsos braços. Gosto de comida boa, de maquiagem, de conhecer aquele ponto turístico clássico, de roupa nova, de moda. 
Não há como mentir que o excesso é ruim. Não, não é. O terceiro pedaço da pizza, a sobremesa que se repete quando já me digo cheia, só mais uma peça da liquidação...
Exceder é bom, mas também lá no fundinho desponta aquele arrependimento que depois a gente abafa no crédito.

Paradoxalmente ao excesso, a pressa e ao consumismo fútil, o que realmente me prende, me faz gastar horas só olhando e me deixa de fato apaixonada é o detalhe, a sutileza do inusitado.

Gosto de ver quando um pai para na correria do metrô para amarrar o cadarço do filho pequeno, e a forma como a criança se apoia nos ombros dele; gosto como apartamentos são decorados, como cada cantinho é carinhosamente  pensado; gosto de olhar a parte interna das flores, como se tivessem sido pintadas a mão e como o céu muda de cor em dia de chuva; gosto quando um presente vem com cartão, gosto  até mais do cartão do que do próprio presente.

Gosto do cheiro de bolo no forno e do amaciante na roupa limpa sentido dentro de um abraço. Gosto de textos escritos com a alma e como os autores se expressam nas entrelinhas. Gosto de ver como uma árvore seca produz cachos com cores tão vivas no meio da seca do cerrado.

Gosto do hortelã no suco de abacaxi e dos bordados que minha avó faz nas toalhas de rosto. Gosto de como  jardins ficam bonitos iluminados com lâmpadas no chão e como uma joia bijuteria muda o visual.
Gosto do céu laranjado logo depois que o sol se esconde e de fotos que transcendem as emoções do papel, aquele milésimo de segundo que só o fotógrafo viu.

De fato o óbvio está tão evidente que se torna egoísta. Contudo o inusitado está lá.
Na pressa e na monotonia, na rotina e fora dela, perto ou longe. 

Mas pare um pouco, os detalhes são capazes de acalentar o coração.

3 comentários:

L. Aguinaldo disse...

Fantástico e maravilhoso!!!

Bom demaaaais!

russo disse...

Pode deixar.proximo presente sera cartao kkkkkk. Duvidoooo q gosta de ganhar cartao inves do presente....kkkkkkkkkkkk.....

Kathe disse...

Lindo o texto, adorei =D

Essa semana vou colocar o seu lá no meu blog hiihihi

Beijos!!!