quarta-feira, 29 de julho de 2009

Simplicidade

Chegou como chuva de verão, rápida e trazendo aquele cheirinho de terra molhada. A Saudade. Enxarcou minha cabeça de lembranças. E bateu uma vontade que aquele tempo voltasse.
Tocos de árvores trazidos do sítio funcionavam como bancos, cadeiras de fio eram colocadas na calçada e dali a alguns minutos os vizinhos se achegavam, com as suas garrafas de chimarrão, suas crianças e suas conversas embaladas.
Não precisava acabar a energia para que essa cena se repetisse. Era corriqueiro. Ficava pendurada no colo da minha mãe até que ouvia uma gritaria ‘quem quer brincar de pique no ar põe o dedo aqui que já vai fechar e não vai de-mo-rarrrr, tá com você!’ e logo esquecia daquele colo quentinho. Eram compartilhadas histórias, risadas, tristezas e muito amor. Lá a amizade existia.

Naquela rua eu fui feliz, da melhor forma que uma criança poderia ser. Jantava na casa de todos os vizinhos, roubava as flores da velhinha da frente, andava de calcinha e jogava muita areia no cabelo. Ficava na rua até ouvir os berros da minha mãe pra que entrasse. Até entrava, mas aos prantos.

Achei que aquela rua seria meu universo pra sempre. Até que percebi que a Terra também girava pra mim.
Mudei-me e deixei uma parte da minha história lá. Naquela cidade de interior no centro do país onde a simplicidade era a maior das alegrias.

Hoje não janto na minha vizinha, na verdade nem sei nada sobre a vida dela. Não sei do que ela gosta, se tem família , nem mesmo sei seu sobrenome . E talvez nem ela saiba se quem ela cumprimenta é a Annie ou a Stephanie, minha irmã.
Não tenho mais amigos pra brincar de pique no ar e nem rodas de conversas entre vizinhos sem interrupções para ver o jornal.

A maioria dos meus amigos não me ligam mais. Deixam um recado no orkut, no msn ou mandam uma sms. Tenho mais amigos virtuais que reais.
Muitos deles só lembram do meu aniversario porque o orkut os informa. Não posso reclamar, eu também sou assim. Provavelmente não sei o seu aniversário, leitor.

Queria tanto que todos os contatos do meu MSN fossem meus amigos de verdade, daqueles que almoçam na minha casa e batem altos papos com a minha mãe, que caíssem na gargalhada comigo, que tirassem sarro da minha cara e que estivessem presentes pra rodear a mesa do bolo na hora de apagar as velas e bater a foto.

Na verdade o que eu queria mesmo era voltar para aquele tempo, em que não era necessário motivos pra se reunir.
Sinto saudade da Rua Caiçara, lá existia amor nos relacionamentos e as pessoas eram palpáveis.

6 comentários:

Unknown disse...

Uaaow...muito bom esse texto Annie.
Nesse mundo pós-moderno, acho que todos nos sentimos assim.

=D
Deus Te Abençoe.

Tatiana disse...

É isso mesmo, sobrinha.
Lembro do voley... em que a rede era a grade do portão (isso era o que dividia um time do outro). Pior pra quem ficava com o lado da rua... rsrsrs
Bons tempos aqueles. Realmente, as pessoas eram mais calorosas, mais "humanas", mais sensíveis aos sentimentos das outras. Realmente, elas se importavam umas com as outras.
Mas... ainda dah pra construirmos esses "elos" nesses dias tão turbulentos e corridos de hj.
Senão, o que deixaremos pra nossa descendência???
Bjus sobrinha

"Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes" 1 Pedr 3.8

Unknown disse...

hahahaha...amiga vc tomava cafe....em casa....era a primeira a chegar antes ate que eu acordasse....kkkk minha mae que lembra...vc almoca...e jantava tbbb...kkkkkkkkkk
vivia de pe de guerra pra ver de quem era o pe de goiaba.....MEU!...
quem nao caiu no portao da minha casa....kkkkkkkk....so eu.....umas 4 vezes kkkkk Mae levanta o portao...
sem contar a primeira vez que fuidormir na sua casa kkkkk, que fiz teu pai me levar pra casa no fim da noite com saudades da minha casa.....sem coments....amiga eu nao sou amiga d orkut....e so sms...pelo menos ainda sou neh...kkk...pq c amiga.....ta pior que issoooo kkkkkkkkkkkkkkk...
beijosss saudadesssss

Unknown disse...

ah amiga vc esqueceu do nosso super capacete kkkkkkkk
de saco de laranja.....kkkkkkkk
esse eh tudo de bom.....
beijosss
infancia mto boa a nossa hein...aff melhor nao tinha como ser heauheauhea...nossas disputas na sua casa enchendo garrafa de refri com copo d agua.....nossa a gente viajava demais com as ideias do meu irmao....kkkk....
mtoooo bommmmm

Milena disse...

Annie, achei seu blogo por um acaso!

Muito lindo seus textos! gostei demais!

Beijos

kathi Oliveira disse...

Eh..erámos felizes e não sabíamos!!Salvos aqueles que ainda conseguem ver a simplicidade em pequenos momentos..é por isso que eu agradeço a Deus sempre pelas pessoas que estão ao meu lado!simples, sinceras e alegres..assim como vc!
ow vc acha que é qualquer um que tem a minha amizade?!
Obrigada..
Mesmo distante estou sempre aqui por pertoO.
Kathi.