quinta-feira, 29 de abril de 2010

Corre


O sol mal acordou e o despertador já dispara como quem também está atrasado. A correria começa logo cedo.
A mochila tornou-se uma casa, onde é possível encontrar tudo o que é necessário para passar um dia morando dentro dela. Agasalho, óculos escuros, protetor solar, ipod, bilhete único e um guarda chuva reforçado é o kit de sobrevivência de qualquer um que se arrisque a viver na metrópole.

São Paulo te encolhe e faz você acelerar o passo, como os atletas fazem naquelas corridas de marcha atlética (engraçadíssima, por sinal).
Não há tempo de olhar para os lados e muito menos parar para dar uma informação, pois são esses preciosos cinco minutos que farão você perder o ônibus para chegar ao trabalho.

Se pudesse resumí-la em uma palavra seria pressa. São Paulo não pára pra te ouvir, para conhecer o seu vizinho, para deixá-lo caminhar tranquilamente sem precisar agarrar sua bolsa a frente do corpo ou para oferecer uma ajuda. Ela se movimenta com o seu cigarro entre os dedos e de duas uma: ou você acompanha o fluxo ou é pisoteado por ele.

Como uma turista que leva uma máquina fotográfica pendurada ao pescoço e usa um chapéu cor cáqui, logo sou reconhecida pelo paulistano. Quem vive aqui reconhece de cara aquele que não pertence a cidade. Seja pela disposição para conversar, seja pelos costumes interioranos.
Se não fosse provado que a Terra gira em torno do Sol, eu não duvidaria que o paulistano acreditasse que todo o sistema solar girasse em torno de SP. Aquele que não é daqui, ou é caipira ou é estrangeiro.
Ledo engano!
Há vida fora de São Paulo, uma vida simples, mas cheia de significado.
Talvez um refúgio para aqueles que não sabem o que é ouvir o silêncio e enxergar a Lua, invisível a olhos cobertos por poluição.

Embora a capital sugue as suas energias e te transforme em um ser produtivo, criado exclusivamente para o trabalho, ela também estende os seus braços, com uma amplitude ímpar. Te acolhe, te abriga e te ensina a andar no seu ritmo.

Não tropece, porque atrás de você sempre haverá uma multidão com muita pressa.

10 comentários:

Leticia Nomura disse...

Se um dia você tropeçar, pode acreditar que estenderei a mão pra você, minha amiga! =)

Precisamos marcar mais encontros, heim?
Beijo!

Unknown disse...

Amiga, eu juro que não sei como vc consegue morar aí. Estive aí hj com meu tio, fui na 25... Quase morri. Vi um cara arrombando um carro e uns 20 policias descendo a rua, sacando as armas, e indo na direçao dele...
Ja penso sai um tiroteio? eu nao sirvo pra essa vida de cidade grande não.

saudades de vc...
beijos

Unknown disse...

Certeza que a terra gira em torno do sol?
=D

Unknown disse...

amiga, lindo o texto, perfeito mesmo.
parabens vc escreve muito bem, qnd crescer quero escrever igual a voce, afinal meu forte nao eh nada disso rsrsrsrs.....
ta perfeitooo!!!

Kathe disse...

haha eu tive que ler esse comentário da samantha! que saudade dela tbm!

Eiii enny, nada de cair msm, senão vc sabe, o homem da CET te pega e te acabaaaaaaaaaa haha

entra logo no msn boba!

Beijo! =**

marlene disse...

É filha... Suas palavras expressam como é o viver em Sao Paulo. Mas se depender de mim, o interior lhe aguarda de bracos abertos...venha....

Unknown disse...

Mesmo tropeçando.. podemos arranjar maneiras criativas e interessantes de se reeguer. Podemos estender um pano de piquenique e curtir o momento.. hehehe
brisa**
e o nosso piquenique ein
paulistana em adaptação?

Tatiana disse...

Puxa vida, sobrinha!!!!
conseguiu expressar exatamente como nos sentimos nessa grande cidade...
mas, de verdade... no fundo a gente AMAAAA isso aqui, neh???
lindo texto
falar que vc é fera na escrita é chover no molhado.
parabéns
love U

Pr. Nilson disse...

Essa é minha japa preferida, por favor volte pra casa, meus dentes estão caindo, to ficando banguela. Adivinha quem? Minha japa preferida. Saudades Annie. Vai ganhar a vida escrevendo que vc ganha mais. Rsrsrsrs

Unknown disse...

Olha quem está aqui!
kuauakauaau!!
Eu te tirei essa semana, e vou te mandar uma música. Eu gosto muito dela, e hj quando estava ouvindo no carro até chorei!

Imenso, Profundo, É o teu grande amor por mim.... esse é o refrão!

http://www.youtube.com/watch?v=sNWT2bxYy7A

Abração do Niel