domingo, 29 de março de 2009

Confesso



Arrependimento: 1.Sentir mágoa ou pesar por falta ou erro cometido; 2.Mudar de procedimento, de parecer.

Não concordo com a primeira definição do Aurélio sobre o arrependimento. Acho que mágoa não é o substantivo adequado. Talvez pesar se encaixe melhor.
Entretanto, a segunda definição é perfeita e vai nortear minha explanação daqui por diante.

Volta e meia eu escuto a frase: “Eu só me arrependo daquilo que eu não fiz”.
Isso realmente me irrita. Profundamente.
Primeiro porque somente aqueles que são sábios o suficiente sabem que o arrependimento é uma oportunidade. Uma condição de humildade tal que faz o indivíduo reconhecer o próprio erro, evitar repetí-lo e mudar de parecer. Frente a uma mesma situação futura, ele é capaz de olhar pra trás, repensar seu posicionamento e agir diferente.

Segundo que o arrependimento é um tratamento de alma. Quando nos arrependemos tratamos nossas emoções, reconhecemos que o problema está em nós sim e restabelecemos nossos princípios e valores.
Arrepender-se somente daquilo que você não fez é dizer que todas as atitudes tomadas até o presente momento foram coerentes, perfeitas e compensaram qualquer esforço. Tudo aquilo que não foi feito, ainda pode ser realizado. Já aquilo que foi feito, concretizado está. E só há duas opções. Ou foi feito certo ou errado. O verbo no pretérito perfeito indica uma ação concluída. Sem volta.

Todavia, ninguém acerta sempre. Há erros exponenciais que cometemos e que ainda vamos cometer. Erramos e sabemos disso.

Já menti, já julguei, já omiti, já fui indiferente, já tomei decisões erradas, já criei situações embaraçosas, já rejeitei, já tive preconceitos, já envergonhei pessoas, já fui intolerante. Já cometi tantos outros inumeráveis erros e me arrependo sim. De cada um deles. Um a um. Sem nenhuma faceta de hipocrisia.

Talvez você não concorde com este post, mas eu te desafio.
Experimente o arrependimento, ele alivia fardos e oferece um novo começo.
* * *
Quero aproveitar o post para agradecer a todos pelos comentários e principalmente pelo carinho.
A opinião de vocês é muito importante. É ótimo saber que não são só as paredes que me ouvem.

11 comentários:

Unknown disse...

Poucas pessoas no mundo tem peito pra discordar do Sr Aurélio. huhauhuhauhauhauah

O arrependimento muda o mundo. Pena que no mundo de hoje não seja encorajado esse hábito. Um ser evoluído não tem motivo pra se arrepender, afinal, não tem a quem prestar contas, nós porém, criaturas, arrepende-mo-nos.

Thais disse...

Concordo com vc... realmente o arrependimento é uma mudança de atitude,de comportamento de pensamento.O arrependimento verdadeiro vem através de uma mudança de mente,mudança na qual se toma a firme decisão de não cometer os mesmos erros. A idéia de arrependimento exige mudança.

Continuaremos a errar,mas sempre haverá a oportunidade de arrepender-se.

May disse...

Concordo. Vejo o arrependimento como um amadurecimento,uma maneira de olharmos para tras, analisarmos a situação e vermos que tal coisa não foi legal, aprender com o erro e procurar não repetir. Eu tbm me arrependo sim. De cada um!

beijoooooooo
x**

Unknown disse...

Concordo plenamente....O arrependimento gera novas atitudes, novos sentimentos e principalmente nova condição de vida. Apartir desse momento a pessoa com certeza pensará muitas vezes antes de cometer os mesmos erros.
Porém infelizmente não são todos que usam essa ferramenta.
Beijos....minha linda maravilhosaaa!!!!!!

Paulinha disse...

Ahh que lindo texto.Nuna tinha pensado no arrependimento olhando por este ângulo que você criou.Realmente, eu também me arrependo de certos erros.Na verdade será sempre um risco qualquer atitude nossa.Pode ser certa, pode ser errada e assim a gente vai levando, com arrependimentos, sempre evoluindo com isso. =)
Beijos, amigaa Karol lindaa flor do meu jardiimm x)

Bru* disse...

Concordo c/ vc amiga. Arrependimento é uma forma de amadurecimento. É vc olhar para si próprio de forma madura e ao mesmo tempo totalmente vulnerável no sentido de dependência do Pai, que pela sua infinita misericórdia nos permite arrepender-nos e olha p/ nós como se nenhum erro houvesse antes.

Unknown disse...

hm amiga japa fazendo sucessos.
li e gostei e voltei friend kkkk.
concordo com o texto. apenas uma palavra discordo.quando diz evitar repeti-lo, quando arrependemos arrependemos por inteiro...mudamos a atitude como disse, mas quem arrepende literalmente deixa de fazer, nao apenas evita. Quem esta no estagio de evitar quer dizer que ainda pensa em fazer aquilo e que vai fazer,e acaba fazendo. ela teve remorso, sabe que nao eh certo,que magoa os outros e não apenas evita mas realmente nao faz. Se alguem diz que arrpendeu e comete novamente, nao arrependeu. A pessoa pode ate chorar fazer escandalos e depois cometer novamente, teve remorso.
quem arrepende faz igual davi, assassinou uma vez, se arrependeu e nunca mais fez. Adulterou , se arrependeu nunca mais fez. e ainda foi considerado homem amigo de Deus, segundo coracao de Deus...
Enfim arrependimento é tudo.=P

Annie disse...

É verdade Paty.
Muito bem colocada sua observação!
Saudade.
Amo vc.

Unknown disse...

hmmmm que lindo amiga...falta uma declaracao no blog a meu respeito kkkkk nada convencida eu....ai depois tenho que te contar outra furada na clinica ...ai friend eu e minha parceira so pra rir....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Nossa friend, vc escreve muito bem...expressa muito bem o q ta pensando...queria eu ter esse dom ehehhe...

Beijos....amo vc!

kathi disse...

diante de uma atitude errada, o arrependimento se torna a atitude mais certa. Algumas pessoas podem não reconhecer o seu arrependimento, por isso ele deve estar em você. Arrepender-se significa crescimento pessoal.
"O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos."
BeijooO minha japa!!
=**