sexta-feira, 10 de abril de 2009

Superficial

Barulho.
Melhor esperar.
Ter alguém no hall pra dividir o elevador é sempre constrangedor, até porque o assunto é sempre o mesmo: a condição climática.
‘- Que calor! Acho que vai chover!
- Espero mesmo. Tá precisando né?!’
Pronto. Assunto suficiente entre o 3º andar e o térreo.
Sem delongas e profundidade.

Hora de comprar passagem:
‘ - Qual poltrona a senhora deseja?
- Aquela em que a poltrona do lado também estiver vazia, por favor.’

MSN:
- Fulano acabou de entrar
( Meoo, que cara chato!)
- BLOQUEADO!

Com certeza você, assim como eu, já se viu em alguma das situações acima.
Confesso que já me envolvi em várias delas. Principalmente naqueles dias em que acordo de mal com o sol, embora saiba que o dia será deveras quente.

Quando entro no elevador, a minha vontade é matar o assunto chato do tempo e entrar numa conversa menos superficial, mais descontraída e engraçada. Não há nada mais gostoso que encontrar alguém capaz de arrancar uma gargalhada sua logo nas primeiras horas do dia.
Sabe aquela pessoa que em 5 minutos faz um amigo pra toda a vida? Que onde entra mantém uma conversa agradável e quando sai, o outro pensa: ‘Que cara da hora! Eu quero ser amigo dele.’
Pois é, se você é assim, eu te invejo.

O problema hoje é que evitamos relacionamentos. Tornamo-nos superficiais, frios e indiferentes, a ponto de não confiarmos mais em ninguém.
Preferimos enfiar um fone no ouvido, aumentar o volume ao máximo e deixar que o mundo outside se exploda, desde que não tire nossa constância e estado de comodismo.
Estamos tão acuados que quando alguém nos sorri, olhamos para o lado e pensamos: será que é comigo?
Educação se tornou artigo de luxo e desacostumamos encontrar pessoas abertas a relacionamentos sinceros, sem intenções.

Nessas minhas viagens de volta pra casa, até engatei algumas conversas interessantes no ônibus e sempre fluíram bem, até resolver abortá-las e pedir licença pra cochilar. Será que meu sono é mais importante do que um relacionamento de no máximo 4 horas?
Pode até ser, mas dormindo não se aprende mais nada. Apenas processamos informações já obtidas durante o período em que nos mantivemos acordados.

Para ajudar, inventaram o MSN.
O mensageiro instantâneo que é capaz de despir uma pessoa da sua timidez e torná-la tão aberta que quem a conhece, não a reconhece virtualmente. Perde-se a vergonha, as meias palavras e a identidade. Enchemo-nos de coragem e falamos coisas que jamais falaríamos se não estivéssemos em frente à tela do computador. Tornamo-nos covardes ao extremo.
Esquecemos que scrapts podem ser trocados por telefonemas em que é possível ouvir a expressão de felicidade do outro lado da linha, que e-mails ainda podem ser trocados por cartas escritas a mão, que simples expressões faciais nos entregam, que conversas podem durar mais que 5 minutos e que ainda existe a possibilidade de olhar nos olhos e pedir desculpas.

Da próxima vez que encontrar alguém no elevador, tentarei ir além das condições climáticas.

11 comentários:

paty disse...

hummm
entao comece fazendo valer este post me liga!!...
vamos ver se vale o post hein...
hahaha te peguei!!!

Annie disse...

Liguei Paty. Fiz valer. Agora é a sua vez!
bjO

Unknown disse...

..quando for comprar um AP, vo compra no último andar, dai da até pra evangelizar e fazer o catecismo!!

ahuahuhuahuhauhauhauha
=D

eu sinto falta de conversas com mais de 5 minutos.

vlw annie, Excelente.

Unknown disse...

"As pessoas se esquecerão do que você fez, do que você falou, mas nunca se esquecerão de como você as fez sentir." Mais uma vez, amei o texto! Bjus e espero o próximo, sempre!

Paulinha disse...

para ir além da superficialidade..bem nossa cara quebrar esses conceitos, né? x) imaginei você rindo no elevador.oo saudade dessa Karol!beijo, honey

Leonardo Rezende disse...

NOOOOSAAA......Fantástico Annie !!!
Você está completamente certa, estamos evitando relacionamento, no metrô uma vez uma criança sorriu para uma mulher e a mulher retribuiu com um sorriso daqueles bem amarelos propositalmente, onde a raça humana vai parar??? Ahhh outra coisa, espero que não tenha sido eu o Bloquiado no msn !!! hauhauahuahu

Deus te abençoe !!!! Está cada vez melhor !!!!!!!!

Bru disse...

Friend!!!
Fico feliz por nossas conversas não passarem da mera superficialidade do msn. Sempre posso falar com vc do outro lado do box...rs...
Te amo muiiitttooo amiga!!
Bjos*

Leticia Emi Nomura disse...

Oi Annieeee!!
Vim te visitar no blog!! Finalmente arranjei um tempinho! (3h da madrugada! Afff... =P )
Amiga, sei que esse comentário é redundante, mas você escreve moh bem! Não sabia que você escrevia tão bem assim...
Mas então, sobre o texto né...
Na verdade eu não concordo com muita coisa, nem acho que você deveria usar a 1ª pessoa nesse post. Ora, te conheço e sei o quanto você é humana, sensível e verdadeira!

Quando tiver mais tempo, voltarei para te visitar!

Saudades de você!
Beijo! Vem me visitar em SP!

Maaay disse...

Precisamos mesmo parar de evitar relacionamentos, mas vamos confessar que as vezes aparece cada tiozão sem noção no elevador que a vontade é de soca-lo no espelho kkkkkkkk

William Rodrigues disse...

Olá, Annie!

Meu nome é William Rodrigues, jornalista, editor-chefe de um jornal na região de Mogi das Cruzes e apresentador do programa Via Dupla. Sou amigo da sua Tia Tatiana, de Mogi.

Parabéns pelos textos. Você demonstrar ter um "olhar peculiar" sobre assuntos do nosso cotidiano que infelizmente passam desapercebidos no dia a dia, devido ao mundo agitado em que vivemos.

Acredito que seus textos tem futuro, podendo ser publicado um um livro sobre a reflexão humana e o resultado dos meios eletrônicos (globalização) que tem deixado as relações humanas superficiais.

Abraços
WILLIAM RODRIGUES

Unknown disse...

oi, annie!
gostei muito do seu blog (principalemente do seu passatempo!)... muito bom mesmo
você escreve muito muito bem! vc q tinha q estar no jornal da fop e nao eu! hauhaua
mas isso q vc escreveu eh a pura verdade... conversa sobre clima sempre é por falta de assunto e pra quebrar aquele silencio terrivel que sempre fica no ar... as relações estao muito diferentes mesmo e a as pessoas se evitam muito...
e como voce tb disse, eh sempre bom encontrar alguem que possa rir muito junto, neh? e posso dizer que eu rio bastante com voce! e nada de conversar comigo sobre clima, hein?
beijao