quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pressa


Foi-se o tempo em que as fotos eram tiradas para estampar momentos vividos que merecessem ser eternizados. Eram um álibi contra uma memória sem testemunhas.
Quer ver?

Então vamos à aula prática:
Pegue uma fotografia antiga e observe: provavelmente você irá encontrar sorrisos com expressões sinceras; momentos realmente marcantes, cheios de significado que renderiam muitas histórias; uma roupa que você adorava; um brinquedo preferido; sua primeira ida à praia e inúmeros outros fragmentos da vida.

Agora pegue uma foto atual e observe: sorrisos engessados; roupas com a etiqueta posicionada propositalmente pro lado da câmera; poses-clichês [do tipo ‘paz e amor’, ‘quebrando a coluna à la Gisele Bündchen’]; garotas em posições quase genitais. São fotografados momentos vazios, sem história alguma. Apenas para constar. Uma espécie de banco de imagens.
Com a manipulação destas, já não se pode confiar no que se vê. Uma mulher de pele aveludada, cabelo extremamente liso e olhos marcantes pode não passar de uma adolescente na puberdade, pipocando de espinhas, cabelos revoltos, com uma maquiagem excessiva de traços perfeitamente delineados e um desejo enorme de ser mulher.

Embora eu ache ridículo as adolescentes que se comportam como carne de açougue, recém chegada do frigorífico e pronta pra consumo, eu procuro ver o que há por tráz da maquiagem e do andar desequilibrado sobre os saltos. As pregações de um corpo perfeito, de um par perfeito e de uma vida social ativa, levam-nas a insatisfação pessoal e a busca pela aceitação.

Essa ânsia de parecer mais velha, de chegar a ser a ‘mulher resolvida’ acaba trazendo consigo conseqüências. Relacionamentos prematuros e envolvimentos precoces que impedem a conclusão de fases importantes da vida, como a infância e adolescência. Cada fase possui uma carga gigantesca de aprendizado e é de degrau em degrau que se alcança o topo. A pressa em crescer não trará maturidade, muito pelo contrário. O que fará uma pessoa mais madura ou menos madura são as experiências que ela enfrenta.
Aproveite o seu corpo convenientemente e seja o agora.

Pular fases é não conhecer o jogo inteiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

verdadeeeeeeeeeee....
sou suspeita em falar neh
pq brinquei de "comidinha" e casinha ateh quase meus 15 anos..
abafa.. rsrs
saudade dos tempos em que vivíamos exatamente o que queríamos, e naõ o que a sociedade nos impõe...
bjussssssssss sobrinha!!!!

Tatiana disse...

xiii....
meu comentário aí em cima saiu sem nome
rsrsr

Leticia Nomura disse...

Você fala isso porque é uma molecona até hoje né?!? ahahhahaha

Brincadeira, Annie!

É por essas e outras que eu te admiro tanto e sei que você será uma ótima mãe!

Beijos,
Com carinho

Paulo disse...

Talvez muitas das convulsões da sociedade atual se devam aos erros que você cita aqui... Muitas mesmo!

Mandou bem Karol!

Beijo.

Maaay disse...

Neeem queira ver minhas fotos antigas na fase dos 13 anos! o cããão!! kkkk apesar das atuais serem com sorrisos congelados, o momento não é forçado e nem a saudade que sinto de cada pessoa clicada comigo! ta faltando atualizar nossas fotos annie! vem pra cbá (L)! x***

Nato disse...

Oi Annie, muito obrigado pelo comentario q vc fez no blog, achei que ia ser meio q incoveniente escrever textos de um blog pessoal pra um blog q estou usando pra divulgar meu trabalho, mais escrever um pouco do que passei pra chegar até aqui, acho q esta sendo bom tbm, qndo der sempre vou fazer isso, resgatar alguns textos q escrevi no passado.
Bom sobre esse texto q vc postou aqui no seu blog, eu concordo com vc, e acredito que além da nossa cultura, a midia tem uma grande culpa sobre esse assunto, minha priminha tem 11 aninhos e adora dançar funk com dedinho na boquinha fazendo olhar sensual, o que pensar disso? a propria midia incentiva e depois combate a pedofilia, bom o importante pra midia é ter assuntos nos jornais, bom se isso nào fosse assim, acho cenas mais construtivas como o lance das fotos q vc falou seria uma grande opção... um abraço e fica com Deus.